Movimento F&P





O Movimento Nacional Fé e Política foi criado em junho de 1989, durante um encontro de pessoas unidas pela Fé cristã engajada nas lutas populares, com o objetivo de alimentar a dimensão ética e espiritual que deve animar a atividade política. Deixar-se animar pelo Espírito de vida, é a essência do Movimento Fé e Política, que não propõe diretrizes para ação política dos cristãos, nem se comporta como se fosse uma tendência político-partidária, mas que luta pela superação do capitalismo por meio da construção de um sistema sócio-econômico solidário e respeitoso da vida do Planeta. 


No início, o MF&P promoveu encontros de estudo, dias de espiritualidade e publicou quinze Cadernos de Fé e Política, estimulando a reflexão. Já no primeiro seminário o Movimento F&P elaborou uma Carta de Princípios que ajudasse a marcar sua identidade. Dez anos depois, sentiu a necessidade de reformular alguns pontos. Certamente para este início de século mereceria uma nova revisão. Mesmo assim, a Carta de Princípios revista em 1999, continua a ser um importante referencial. Em 2001, atento à nova conjuntura dos movimentos sociais, o Movimento passou a promover grandes Encontros Nacionais de Fé e Política, como momento celebrativo que reúne diferentes iniciativas que existem nas bases e nos Estados. 


Por definir-se como um serviço de formação e estímulo a grupos de reflexão e ação, o MF&P não é mais do que um grupo de serviço aos grupos de base. Sua organização é muito simples, pois, com exceção da secretária-executiva – que recebe uma ajuda de custo – todos os seus membros são voluntários que arcam até com os próprios gastos de viagem para as reuniões. Sua coordenação geral é formada por seis membros escolhidos entre os antigos militantes mais dois representantes de cada estado dos locais onde foram realizados encontros nacionais. A secretaria-executiva é encarregada de ajudar a equipe do local onde será realizado o Encontro, produzir e publicar textos que ajudem a reflexão dos grupos, alimentar a página do Movimento na internet e fazer a articulação geral entre os grupos interessados. O espaço onde tudo acontece de fato é nos grupos de base. O Movimento apenas lhes proporciona incentivos e ideias.

O Movimento define-se como ecumênico, não-confessional e não-partidário. Embora quem professa a Fé cristã normalmente afilia-se a uma determinada confissão ou Igreja, o Movimento enquanto tal não pertence a nenhuma Igreja, nem a um conjunto de Igrejas cristãs (como são os organismos ecumênicos em sentido estrito). O mesmo se dá no plano partidário: muitos membros do Movimento são afiliados a um Partido, mas não o Movimento enquanto tal.

O Movimento une Fé e Política na medida em que concebe a política como uma dimensão fundamental para a vivência da Fé e a Fé como horizonte da utopia política. Seu enfoque leva a assumir a causa dos pobres, oprimidos e excluídos, prioriza a conscientização e organização popular, afirma as classes populares como principal sujeito da própria história,compromete-se com o exercício da cidadania ativa e quer construir uma sociedade socialista, democrática, plural e planetária. Assim, o MF&P anima os cristãos e cristãs que atuam em partidos políticos, sindicatos, movimentos, cooperativas conselhos e outras organizações populares, em favor de um outro mundo possível onde, superada a sociedade de mercado, a Humanidade se reconcilie consigo mesma e com a Terra, aproximando-se assim da utopia do Reino de Deus.


Carta de Princípios



Existem no Brasil inúmeros grupos de pessoas que, inspiradas na mensagem evangélica, atuam em movimentos populares, sindicatos, partidos políticos e outros espaços de organização social. Algumas dessas pessoas se reúnem em grupos informais de reflexão, celebração e aprofundamento. A maioria, porém, se sente isolada e necessita de meios de reflexão para a sua prática. É nesse contexto que atua o Movimento Fé e Política.


O Movimento Fé e Política é ecumênico, não confessional e não partidário. Está aberto a todas as pessoas que consideram a política uma dimensão fundamental da vivência de sua fé, e a fé o horizonte de sua utopia política.

Voltando para a construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo neoliberal, o Movimento tem o objetivo de fomentar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles que estão comprometidos com uma prática política e social. Os participantes do Movimento Fé e Política atuam em movimento sociais, organizações populares ou partidos políticos; assumem a causa dos pobres, dos oprimidos e dos excluídos; conferem prioridade ã conscientização e organização popular; recusam a manipulação das bases; afirmam as classes populares como principal sujeito da própria história; rejeitam todos os valores calcados no individualismo e na  absolutização do mercado e reafirmam, como valores fundamentais para o ser humano, a solidariedade, a cooperação e o direito de todos à vida em plenitude. Comprometem-se com o exercício da cidadania ativa e a construção de uma sociedade socialista, democrática, plural e planetária.

O Movimento Fé e Política pretende ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade. Ele pretende reforçar e estimular a experiência dos grupos de reflexão, celebração e aprofundamento.

Itatiaia, RJ,03 de outubro de 1999
Vigília da Festa de São Francisco



O Movimento Fé e Política Litoral



O Movimento Fé e Política acontece em todos os cantos do Brasil através de milhares de pessoas que se organizam em grupo para, a partir da reflexão e vivência da fé, com base nas propostas do Evangelho, conquistar aqui na Terra, o Reino de Paz e Justiça onde todos tenham vida plena.


A mobilização permanente de companheiros e companheiras em movimentos populares faz com que esteja viva nos dias de hoje a esperança de profundas transformações na vida povo.

O movimento atua neste contexto de resgate de sonhos e utopias por outro mundo possível, em que o povo seja protagonista e agente de libertação. Nosso movimento é aberto a todas as crenças e não é partidário. É aberto a todos que consideram a política uma vivência profunda de sua fé e reconhecem em sua fé, o horizonte da utopia política.

Lutamos por um mundo que não seja pautado pela disputa do poder, dinheiro e acúmulo de riquezas por poucos. Mas queremos que o ser humano possa conviver em harmonia com a natureza, com os recursos tecnológicos e com a rica diversidade das pessoas.


Assumimos a causa dos mais pobres, dos oprimidos e dos excluídos. Ajudamos na mobilização e organização popular. Entendemos que o povo deve ser o principal sujeito de sua própria história.


O Movimento de Fé e Política Litoral é a reunião de pessoas de diversos movimentos populares, pastorais, sindicatos, que a partir de Macaé e Rio das Ostras tem encontrado companheiros em várias outras regiões do estado, que igualmente reafirmam a solidariedade e a luta por um mundo ecologicamente sustentável, valorizando a ética, a espiritualidade engajada, a cultura democrática.
Coordenação do Fórum Regional


A Rede Fé e Política do Rio de Janeiro



Assim como o Movimento Fé e Política Litoral existem no estado outros grupos atuantes. E existem, sobretudo muitas pessoas que articulam Fé & Vida. Gente que um dia recebeu formação teológica, pastoral e sociopolítica nas Cebs e pastorais, mas que ao longo do processo de centralização vivido pela Igreja católica, foram se sentindo como peixes fora d’água em busca de um lugar para respirar mística, espiritualidade e libertação. Muitas dessas pessoas começaram a participar dos Encontros Nacionais e desejavam ter algum tipo de articulação no Rio Janeiro. Assim surgiu a Rede Fé e Política, que reúne grupos de fé e política e também militantes ligados a movimentos sociais.


O Iser Assessoria acompanha desde o início esse processo e presta serviço de secretaria, articulação e secretaria. 

A Rede Fé e Política só será verdadeiramente uma rede, na medida que os núcleos forem vivos e atuantes. A vida deve acontecer nas bases. A Rede é apenas um organismo de animação, articulação que cria alguns momentos de reflexão e partilha, sem querer tirar as pessoas do seu chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário